quinta-feira, 14 de abril de 2022

Concurso Câmara dos Deputados: cargo de policial legislativo federal passa a exigir nível superior.


 A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou a mudança no requisito e nomenclatura para ingresso como agente de polícia legislativa. Agora, os concursos para o cargo passam a exigir o nível superior completo em qualquer área e não mais o ensino médio. 

A carreira também passa a se chamar policial legislativo federal. As mudanças não implicam aumento de despesas para o órgão e foram publicadas no Boletim Administrativo da Câmara desta quarta-feira, 13.

A alteração na escolaridade do cargo foi proposta pela deputada federal Celina Leão (PP DF) na terça, 12, em encontro com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP AL).

“Eu fui pessoalmente solicitar ao nosso presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para atender uma reivindicação antiga dos Policiais Legislativos: tornar o cargo para nível superior”, disse a parlamentar em suas redes sociais. 

No dia 7 de abril, a Mesa Diretora do Senado Federal também alterou a escolaridade exigida para os policiais legislativos da Casa: foi do nível médio para o nível superior.

O Senado, por sua vez, teve concurso autorizado para 19 vagas para carreiras de nível superior. Esse é o número previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro para 2022. 

O Orçamento deste ano traz a estimativa de 28 vagas para ingresso na Câmara dos Deputados. Como a Casa não tem concurso em validade, para prover os cargos vagos deverá realizar um novo processo seletivo. 

Com a movimentação para mudança de escolaridade de cargos, a expectativa é que o concurso Câmara dos Deputados também seja autorizado. 

A Câmara dos Deputados dispõe de  967 cargos vagos , segundo dados do Portal da Transparência do órgão. Desse total, 582 são para técnico legislativo, de nível médio, e 385 para analista legislativo, de nível superior.  

Para agente de polícia legislativa (policial legislativo), por exemplo, faltam 17 servidores para completar o quadro de pessoal. 

Com isso, o quantitativo de ingressos previsto no Orçamento de 2022 não será capaz de suprir nem 20% da carência total do órgão.

O atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP AL) pode ser decisivo para realização do novo concurso. Durante sua gestão, ele poderá autorizar a publicação do edital.

Uma nova seleção para ingresso de servidores é esperada há oito anos, quando foi autorizada pela Mesa Diretora, e desde então acumula previsões que não foram concretizadas. 


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário