quarta-feira, 9 de março de 2022

Aeronáutica divulga exames de admissão com 85 vagas aos cursos de Formação de Oficiais.

 

Aeronáutica divulga exames de admissão com 85 vagas

Comando da Aeronáutica torna pública a realização de três novas seleções para exames de admissão aos cursos de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT 2023), Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV 2023) e Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF 2023).

Ao todo, serão preenchidas 85 vagas, distribuídas entre os seguintes editais:

  • CFOINT 2023: Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências da Logística (45).
  • CFOAV (2023): Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Aeronáuticas (15).
  • CFOINF (2023): Bacharel em Administração (25).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são exclusivas para os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem preencher alguns requisitos, dos quais: ser brasileiro nato; ser voluntário; se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as etapas das provas; não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou haver constituído união estável; ter concluído com aproveitamento o ensino médio; não possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula do curso; estar quite com as obrigações eleitorais; não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum; não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido à medida de segurança; não ter sido, anteriormente, excluído do serviço militar por motivo disciplinar, por falta de conceito moral ou por incompatibilidade com a carreira militar, dentre outras condições estabelecidas pelo edital.

Os cursos têm a finalidade de preparar e adaptar, às peculiaridades da Força, profissionais já plenamente habilitados nas respectivas especialidades que ingressam no Comando da Aeronáutica para serem Oficiais de Carreira, capacitando-os para o desempenho das atividades técnicas específicas do Serviço da Aeronáutica, bem como para o exercício de funções administrativas.

Todos os cursos terão a duração de quatro anos, em regime de internato.

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período das 10h do dia 7 de março, até às 9h (horário de Brasília) do dia 23 de março de 2022, acessando o site da Força Aérea Brasileira.

É fundamental ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 deverá ser efetuado até o dia 4 de abril de 2022. No entanto, os candidatos que se encontram nos requisitos específicos podem solicitar isenção.

O Processo de seleção dos participantes será constituído de seis etapas:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • PHC;
  • Validação Documental.

A prova escrita terá o conteúdo programático composto por questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação. A avaliação está prevista para ser realizada no dia 19 de junho de 2022, com início às 9h40 (horário de Brasília), nas seguintes localidades: Belém/PA; Recife/PE; Salvador/BA; Natal RN; Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG; Barbacena/MG; São Paulo/SP; Curitiba/PR; Campo Grande/MS; Pirassununga/SP; Porto Alegre/RS; Brasília/DF; Manaus/AM; Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.

Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 12/01/2023, para matrícula e início do curso, que tem duração de 4 anos. Após a conclusão do Curso com aproveitamento, serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e classificados em Organizações Militares do Comaer.

Edital de abertura CFOINT.

Edital de abertura CFOAV.

Edital de abertura CFOINF.


Edital de abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário