quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Segurança Pública - PE: Autorizados estudos para realização de certames para as Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros.

 Boa notícia para interessados em ingressar na área da Segurança Pública do Estado de Pernambuco. O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que estudos já foram autorizados para a realização de novos concursos.

O aval para essa etapa preliminar foi dado pelo próprio governador do estado, Paulo Câmara. 

Pelas redes sociais da SDS , o chefe da pasta disse:

"Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente desencadear esses novos concursos o mais breve possível."

Estes estudos não têm previsão de conclusão, mas não devem demorar para serem finalizados. Isso porque o secretário fala sobre a realização dos concursos Segurança PE o mais breve possível.

O secretário deu a declaração durante a cerimônia que marcou o encerramento do Curso de Formação Profissional (CFP) da turma do Corpo de Bombeiros. Novos praças foram habilitados e poderão fazer parte da corporação, como reforços.

De acordo com a SDS, Pernambuco ganhou o reforço de mais 89 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar.

Vale lembrar que, em junho de 2021, houve uma convocação para CFP do concurso da Polícia Militar. Na ocasião, a Secretaria de Defesa Social anunciou que em breve traria novidades acerca dos concursos da Segurança Pública.

Recentemente, os concursos Segurança PE também foram pautas na Assembleia Legislativa do estado. A Alepe solicitou a realização de novas seleções ao governador, com máxima urgência.

O pedido contempla a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Científica.

O ofício solicita que sejam realizados novos concursos na Segurança Pública, preferencialmente, no primeiro semestre de 2022. A solicitação da Alepe visa um apelo destinado ao governador do estado, Paulo Câmara, e outros responsáveis pelas secretarias, veja o texto completo:

"Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Paulo Câmara; ao Exmo. Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Sr. Humberto Freire; à Secretária de Administração do Estado de Pernambuco, Sr.ª Marília Lins; ao Exmo. Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Sr. Alexandre Rabêlo; ao Exmo. Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Sr. José Neto; no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco."

 Em 2020, o concurso da Polícia Civil de Pernambuco chegou a ser discutido pelos secretários do estado. Por isso, há uma expectativa para que a oferta seja destinada às carreiras de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista, todas de nível superior.

Inclusive, neste ano de 2022, a Polícia Civil e a Polícia Científica perderão a validade dos seus últimos concursos. A instituição não informou se todo o cadastro de reserva desses cargos já foi utilizado.

Das quatro carreiras mencionadas na reunião do novo concurso Polícia Civil PE, somente duas ainda têm editais vigentes: agente e perito papiloscopista. Todos os cargos foram contemplados no último concursos, mas nem todos os cargos tiveram prazo prorrogado até 2022. 

Todas eles exigem o nível superior, confira:

  • Agente e escrivão da Polícia Civil: exigem nível superior em qualquer área e CNH na categoria B. 
  • Perito papiloscopista e auxiliar de legista da Polícia Científica: exigem nível superior em qualquer área e CNH categoria B. 
  • Perito criminal da Polícia Científica: nível superior na especialidade concorrida e CNH categoria B.

A remuneração inicial, em 2016, era de R$8.497,62 para os peritos criminais e de R$3.276,42 para as demais carreiras, tanto da Polícia Civil quanto da Científica. Os valores atuais ainda não foram divulgados.


Fonte: Folha Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário