quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Processo seletivo IBGE 2022: FGV será a organizadora do certame com mais de 200 mil vagas.

O novo concurso IBGE, que visa ao Censo Demográfico 2022, já tem banca organizadora definida e novo quantitativo de vagas.

Segundo comunicado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, feito nesta quarta-feira, 24, a Fundação Getulio Vargas será a organizadora. 

"O IBGE informa que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a empresa organizadora do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022. Em breve, sempre por meio de seus canais oficiais, o IBGE divulgará novos informes relacionados ao cronograma de inscrições, devolução das taxas do PSS cancelado e outros serviços", disse o Instituto.

Ao todo, segundo o IBGE, serão selecionados 206.891 servidores temporários, antes, esse quantitativo era de pouco mais de 204 mil. O aumento na oferta possibilitou a seguinte distribuição entre os cargos:

  • recenseador (183.021 vagas);
  • agente censitário supervisor (18.420 vagas); e
  • agente censitário municipal (5.450 vagas).

Assim como o processo aberto e cancelado este ano, o próximo contará com vagas em todos os municípios do país.  

O orçamento para a seleção e o Censo Demográfico 2022 serão garantidos, segundo o Governo Federal, por meio de um pedido de ampliação, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022, no valor de R$292.907.087.

Confira abaixo o cronograma passado pelo supervisor 

Inscrições -  de 1º a 23 de dezembro de 2021;
Prova objetiva - 23 de janeiro de 2022 (agente censitário municipal e agente censitário supervisor) e 30 de janeiro (recenseador);
Contratação dos agentes censitários - 28 de março de 2022;
Treinamento dos recenseadores - maio de 2022; e
Contratação dos recenseadores - 1º de junho.

Apesar das informações, o IBGE afirma que as datas mencionadas não são oficiais. Segundo o Instituto, essas previsões são resultado "de cronogramas de trabalhos internos, planejamentos, necessários para subsidiar reuniões técnicas operacionais, que buscam consolidar as datas definitivas para editais, inscrições e provas".

Ainda de acordo com o IBGE, não são confirmadas informações que não sejam aquelas divulgadas pela Coordenação de Comunicação, no Rio de Janeiro, "sempre em conformidade com as cautelas e responsabilidades exigidas na política de comunicação do Instituto".


Fonte: Folha dirigida.

Um comentário:

  1. Meu nome é Isabel monique monique f da silva tenho 28 moro no município de queimadoa

    ResponderExcluir