quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Concurso Polícia Civil PC BA: Governador confirma edital para janeiro de 2022. Previsão de 1.000 vagas.


 Cresce a expectativa de liberação do concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia (Concurso PC BA 2021). O Governador do Estado, Rui Costa, confirmou que o edital da corporação será publicado em janeiro de 2022.

A declaração foi dada na quarta-feira, 17 de novembro, durante evento realizado pela manhã e concedeu entrevista a algumas emissoras de televisão.

“Eu autorizei um novo concurso para a Polícia Civil, são mais de mil policiais civis, entre eles delegados. Em janeiro sai o edital do concurso. Já chamamos todos os concursados aprovados (do último edital)… ano que vem nós teremos um novo concurso da Polícia Civil e um novo concurso da Polícia Militar”, disse Rui Costa.

No dia 04 de novembro, um grande passo foi dado para a publicação do edital. A comissão organizadora foi formada para preencher 1.000 vagas em cargos efetivos.

A portaria publicada foi para o concurso dos cargos de delegado, escrivão e investigador. Segundo o documento, o grupo de trabalho formado atuará junto com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) nos preparativos e procedimentos futuros do concurso, bem como contratação da banca e publicação do edital.

O grupo de trabalho é composto pelos seguintes membros:

Representantes da Academia da Polícia Civil da Bahia – Acadepol (a quem são cometidos os encargos da presidência da comissão)

Titular: Joelma Jezler Franco Palmeira;
Suplente: Marcelo Costa Sansão.

Representantes da Corregedoria da Polícia Civil da Bahia – Correpol

Titular: José Fernando Oliveira dos Santos;
Suplente: Jorvane Andrade dos Santos.

Representantes do Departamento de Administração,Planejamento e Finanças – Depaf

Titular: Gildécio José de Souza;
Suplente: Bárbara Santos Lima.

Representantes do Departamento de Inteligência da Policial – DIP

Titular: Edenir de Macedo Cerqueira;
Suplente: Ana Karina Sampaio Guerra.

Representantes do Departamento Médico da Polícia Civil – Demep

Titular: Gessé de Souza Silva;
Suplente: Geraldo José Santana Amaral da Silva.

Representantes da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil – COE

Titular: Marcos César da Silva;
Suplente: Isao Matsumoto Júnior.

Representantes do Gabinete do Delegado – Geral – GDG

Titular: Ilma Leonor Magarão Paiva;
Suplente: Artur Fernando Guimarães de Jesus Costa.

O Governador do Estado, Rui Costa, voltou a falar, em setembro, sobre o certame. Segundo ele, estão confirmadas 1.000 vagas.

O concurso público da PC-BA está previsto para janeiro, conforme informou o governador do Estado, Rui Costa.

“Já tinha autorizado, volto a reafirmar, o concurso da Polícia Civil serão 1.000 vagas. O concurso deve acontecer em janeiro ou fevereiro, no máximo, para que até dezembro esses policiais possam entrar e servir à sociedade, reforçando também o policiamento na Polícia Civil,” disse Rui Costa.

Segundo Rui, já foram autorizados todos os trâmites administrativos e burocráticos para a contratação da banca organizadora.

O Governador Rui Costa, em outra ocasião, deu outros detalhes como, por exemplo, a atual situação da seleção e a previsão para as provas.

A previsão do chefe do executivo foi passada em publicação nas redes sociais, quando Rui oficializou a convocação dos últimos aprovados do concurso anterior para o cargo de investigador.

O governador já convocou 51 candidatos. De acordo com o governador, com essa chamada fica encerrada a lista e encerrado o último concurso

O certame será publicado ainda neste semestre. A confirmação foi dada por meio da delegada da corporação, Heloisa Brito.

Pelas redes sociais, Heloisa publicou que o edital sai ainda este ano e ainda há uma expectativa de prova em 2021. No entanto, vai depender de quando o edital for divulgado e se haverá tempo para aplicação dos exames.

As convocações dos aprovados estão previstas para o primeiro semestre de 2022.

“Atenção, concurseiros! No segundo semestre deste ano, será aberto o edital para um novo concurso da Polícia Civil: serão mil vagas distribuídas entre delegados, escrivães e investigadores. A convocação será no primeiro semestre de 2022, conforme anunciou o governador @ruicostaoficial. Já para os remanescentes do concurso de 2018, a notícia também é positiva: todos serão convocados em breve. Estamos ansiosos pela chegada de vocês!”

A autorização foi anunciada pelo Governador do Estado, Rui Costa, durante o seu programa Papo Correria.

O concurso PC-BA foi autorizado com 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de agente, delegado e escrivão. Todos os cargos exigem nível superior:

  • 800 para agentes;
  • 100 vagas de delegado; e
  • 100 vagas para escrivão.

Rui Costa já autorizou a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) dar início aos preparativos.


Fonte: Notícias concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário