terça-feira, 1 de junho de 2021

Exército Brasileiro anuncia concursos públicos destinados à admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e Reserva do Quadro de Engenheiros Militares.

 

Atenção! Exército Brasileiro divulga dois novos Concursos Públicos

Exército Brasileiro, por meio do Instituto Militar de Engenharia (IME), anunciou dois novos Concursos Públicos destinados à admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/ATIVA 2021/2022).

Ao todo são ofertadas 98 oportunidades para os Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares e de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe do Quadro de Engenheiros Militares, sendo que 77 vagas são ofertadas pelo edital nº 2/2021 e 21 vagas ao edital nº 3/2021.

Dentro do quantitativo de vagas ofertadas, há oportunidades para candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir o ensino médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido, de acordo com a Legislação Federal vigente;
  • Possuir idade de, no mínimo, 16 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, e no máximo 22 ou 21 anos de idade completados no mesmo períod conforme o edital pretendido;
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso, dentre outros requisitos que constam no edital.

Conforme os documentos divulgados, os Cursos de Formação de Oficiais de ambos os concursos de admissão serão realizados no Rio de Janeiro, com duração aproximada de cinco anos. Durante esse curso, o aluno terá a remuneração receberá fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo inicial de R$ 1.334,00, podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Ao término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior se dá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Os interessados podem se inscrever no período de 30 de junho de 2021 a 17 de agosto de 2021, exclusivamente de forma virtual, no endereço eletrônico do Instituto Militar de Engenharia, mediante o pagamento de R$ 100,00 de taxa de participação, até o dia 18 de agosto de 2021.

Vale ressaltar que para os candidatos que se enquadram nos critérios dos certames, a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada no período de 2 a 13 de julho de 2021.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a realização das seguintes etapas: Prova Objetiva (PO); Exame Intelectual (EI); Inspeção de Saúde (IS); Exame de Aptidão Física (EAF); Avaliação Psicológica (AP) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A prova escrita objetiva, prevista para ocorrer no dia 3 de outubro de 2021, terá duração máxima de quatro horas e consistirá em questões que envolvem as matérias de matemática, física e química. Já os locais de realização das avaliações, bem como as organizações responsáveis pela execução local, podem ser consultados na tabela que consta nos editais de abertura.

Edital de abertura 02.

Edital de abertura 03.


Fonte: PCI Concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário