quarta-feira, 23 de junho de 2021

Exército Brasileiro anuncia concurso público para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa.

 

Novo Concurso de Admissão é divulgado pelo Exército Brasileiro

Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), anunciou o novo Concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CA/CFrm 2021/2022).

O Curso de Formação do QEM/CFrm é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, e destina-se aos candidatos diplomados e concludentes de graduação em engenharia plena por instituição de ensino superior oficialmente reconhecida, conforme as áreas que são ofertadas, e que desejam seguir carreira militar. O CFrm possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.

Ao todo são ofertadas 22 oportunidades, distribuídas nas áreas de Engenharia de Comunicações (4); Engenharia da Computação (4); Engenharia Elétrica (1); Engenharia Eletrônica (2); Engenharia de Produção (2); Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) (4); Engenharia Mecânica (distribuídas em Engenharia Mecânica e de Armamento e Engenharia Mecânica e de Automóvel) (4) e Engenharia Metalúrgica (1).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em engenharia plena, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão
  • Ter, no máximo, 26 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Não ter filho ou dependente;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

Ao ingressar no CFrm, o candidato deverá adquirir a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM). Caso seja aprovado neste curso, será matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).

Durante o período em que estiver matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe, fazendo jus ao soldo inicial de R$ 8.245,00, com possibilidade de receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Após o término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 15 de julho de 2021 e 31 de agosto de 2021, exclusivamente via internet por meio do site do IME. Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00, o qual conta com possibilidade de isenção no período de 15 a 26 de junho de 2021.

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos os candidatos. Já a segunda etapa constará com inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e procedimento de heteroidentificação, sendo todas as fases de caráter eliminatório.

Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para os dias 27 e 28 de outubro de 2021, em uma das Organizações Militares, conforme consta no anexo B do edital, e em ambos os dias terá duração de quatro horas. O Exame Intelectual será composto por três provas escritas que compreenderão questões de conhecimentos específicos, português e inglês.

A validade deste Concurso Compreenderá o período entre a data de publicação do respectivo edital de homologação do resultado até 60 dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.

Edital de abertura.


Fonte: PCI Concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário