terça-feira, 25 de maio de 2021

Exército Brasileiro prorroga as inscrições para o concurso público da ESA com 1.100 vagas.

 

Atenção! Exército Brasileiro retifica cronograma de Concurso Público à DECEx e ESA

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Escola de Sargentos das Armas (ESA) publicou uma retificação do Concurso Público destinado à admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral, Música e Saúde, com início em fevereiro de 2022 e término em dezembro de 2023.

O documento (retificação I) foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira (25), e estabelece alterações no calendário anual do Concurso de Admissão. Para participar, os interessados podem agora se inscrever no período de 7 de junho a 16 de junho de 2021, via internet por meio do site da Escola de Sargentos das Armas, ou por meio do envio da documentação impressa, caso o candidato não possa efetuar a inscrição pela internet. A candidatura se efetivará mediante ao pagamento da taxa de R$ 95,00, com possibilidade de solicitar a isenção no período de 7 a 8 de junho de 2021. Anteriormente, os interessados puderam se inscrever no período de 7 de abril de 2021 a 4 de maio do mesmo ano.

Ao todo são ofertadas 1.100 oportunidades, distribuídas entre as áreas de Geral (1.000), Saúde (55) e Música (45). Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído o Ensino Médio em Instituição reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria;
  • Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter, no mínimo 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino
  • Ter, no mínimo, 17 anos de idade e, no máximo 24 anos de idade para a área Geral e possuir, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 26 anos de idade para as áreas Músico e Saúde, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Caso seja e ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido por ter sido declarado indigno;
  • Não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas.
  • Para o candidato da área de Saúde, ter concluído o curso Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na UETE.

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual; inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música); investigação social; revisão médica e exame de aptidão física definitivo. Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para o dia 3 de outubro de 2021.

Retificação I.



Fonte: PCI Concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário