sábado, 20 de junho de 2020

Exército brasileiro anuncia dois concursos públicos com 98 vagas para o Instituto Militar de Engenharia.

Exército Brasileiro abre dois Concursos ao Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro
Foi divulgado nesta terça-feira (9), por meio do Diário Oficial da União, a abertura de dois novos Concursos Públicos do Exército Brasileiro, de âmbito nacional.
O primeiro documento apresenta 70 vagas para candidatos que desejam seguir a carreira militar no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares de 2020/2021.
Entretanto, o outro documento é referente ao Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de engenheiros militares de 2020/2021. Neste caso, o certame tem 28 vagas àqueles que não desejam seguir a carreira.
Cabe destacar que dentre o total de oportunidades há reservas para pessoas especificadas nos itens dos documentos.
A duração do curso é de cinco anos e será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover currículos estruturados à graduação em Engenharia Militar e à formação do oficial.
Logo no primeiro ano de curso, ao ingressar o candidato recebe a codificação de militar aluno do curso do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), bem como o fardamentoalimentaçãoassistência médicadentáriapsicológicaalojamento e soldo inicial de R$ 1.334,00, além de poder receber promoções.
Assim, ao término do primeiro ano o aluno será declarado aspirante-a-oficial da Reserva do Quadro de Material Bélico. Posteriormente, nos quatros anos restantes, na situação de civil, haverá o decorrer do curso de graduação.
As candidaturas devem ser realizadas do dia 2 de julho até o dia 18 de agosto de 2020, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. Há as taxas de participação é de R$ 100,00 com possibilidade de solicitar a isenção entre os dias 2 e 13 de julho de 2020.
Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos específicos da área de atuação, tais como:
  • Ser brasileiro;
  • Ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;
  • Ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino médio ou equivalente;
  • Ter a idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 21 ou 22 anos, ambos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME);
  • Possui a altura mínima de 1,60m aos candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55m
Como método de selecionar os candidatos, em primeiro momento, será aplicado a prova objetiva, na provável data do dia 11 de outubro de 2020, com questões matemática, física e química. Porém, haverá ainda fases com provas em dias específicos, exclusivamente, destes conteúdos citados e de português, redação e inglês. Ademais, os candidatos inscritos também serão avaliados pelas seguintes etapas:
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc);
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).



Fonte: PCI Concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário